quinta-feira, 28 de julho de 2016

Poesia Concreta no Sesc Pompéia

Foi realizado nesta quarta feira, 27, no Sesc Pompéia o Bate Papo:"Poesia Além da Página", uma reflexão sobre a exposição "REVER", de Augusto de Campos, os 65 anos de sua obra poética manifestada  nas artes visuais e na música.

"Sua obra singular ultrapassa o campo da literatura, chegando às artes visuais contemporâneas. Letras, palavras, imagens e sons ganham corpo na mostra, permitindo ao público uma imersão integral no universo "verbivocovisual" do autor."
(Sesc)

Augusto de Campos

O evento contou com a presença de Marjorie Perloff, ensaísta e crítica literária norte americana e professora de Humanidades da Universidade de Stanford, na Califórnia, Gonzalo Aguiar, especialista em Literatura Brasileira, autor do livro, Poesia Concreta Brasileira, Augusto de Campos, poeta concreto, tradutor e ensaísta, e Daniel Rangel, diretor artístico, mediador do evento e curador da exposição no Sesc Pompéia

Trata-se  de uma exposição dos conceitos e características do Universo da arte da poesia concreta no Brasil.

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, cantam o concretismo já em 1968, na canção Batmacumba, obra composta por Gil e Caetano, integrantes do movimento tropicalista:Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto, Tom Zé, Capinam, Nara Leão, Mutantes e Rogério Duprat.

Em 1988, mais uma vez, Caetano entra na atmosfera concretista, quando musicou "O Pulsar", poema concreto de Augusto de Campos, 1975.

Arnaldo Antunes põe presente o concretismo em sua arte poética e resume genialmente quando diz que "Todas as coisas do mundo não cabem numa ideia, mas tudo cabe numa palavra."

O evento ainda será realizado no sábado, às 21 horas e Domingo, às 19 horas, com  participação de Caetano Veloso, Tom Zé, além de Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Péricles Cavalcanti, Cid Campos e Daniel Rangel, com garantia de ingressos em uma hora de antecedência.

Sesc Pompéia
Rua Clélia, 93
Pompéia
11 38717700

3 comentários:

  1. Essa foto do cara passando na frente das luzes que formam vidavidavida é bem doida.
    Interessante esse poema gráfico vidavidavida, que remete a vida e a davi. Davi, rei de Israel do qual, segundo Mateus, Jesus descendia.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Eu também vi Davi...haha...só depois entendi esse sentido ou interpretei dessa forma. É como diz Arnaldo Antunes...""Todas as coisas do mundo não cabem numa ideia, mas tudo cabe numa palavra." Incrível isso.

    A foto traz uma composição bem interessante e a fotografia é mágica também, porque transforma e acrescenta-se a um elemento visual, no caso já sendo uma composição. Foi um momento de sorte, porque não é sempre que estarei a frente de uma instalação de um poema concreto de Augusto de Campos, quando passa uma pessoa.

    ResponderExcluir