sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Exposição Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frieda Kahlo, artista mexicana, nascida em Coyoacán, um dos dezesseis distritos da cidade do México.
Frida Kahlo tem uma estética em sua arte próxima ao surrealismo. Trabalha uma fluência de forma a propor uma conexão com a realidade dela mesma em sua obra, além do resgate da cultura mexicana, juntamente com o imaginário.  Diz ela não ser surrealista, após André Breton, teórico surrealista, ter afirmado em seu ensaio para a exposição de sua obra, em 1938, na galeria Julien Levy, em Nova York, ser ela uma artista surrealista. Diz Frida:
"Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era, nunca pintei sonhos, pintava a minha própria realidade."

"A exposição Frida Kahlo:Conexões entre munlheres surrealistas no México propõe um diálogo entre um grupo de mulheres surrealistas mexicanas e estrangeiras vinculadas ao surrealismo, que gira em torno da figura de Frida Kahlo, como detonador de uma série de influências e movimentos geográficos entre México, Europa e Estados Unidos. Algumas dessas mulheres nasceram e produziram a maior parte de sua obra no México, como María Izquierdo, e Lola Álvarez Bravo, e compartilharam com Kahlo não apenas a amizade, mas também o interesse pelo resgate da cultura  e das tradições de sua terra natal.. Remedios Varo e Alice Rahon-que descobriram a fascinante cultura mexicana por intermédio de Kahlo, quando ela viajou a Paris em 1938 - fugiram da guerra e se estabeleceram definitivamente no México. Leonora Carrington e Kati Orna chegaram pouco depois e se somaram ao grupo de exilados.  Rosa Rolanda e Bridget Tichenor vieram dos Estados Unidos e ficaram no México pelo resto de suas vidas. Outras artistas com Jacqueline Lamba e Silvia Fein foram visitantes fugazes, atraídas pelas culturas ancestrais, e realizaram obras que levam a marca de sua passagem por esse lugar."
Tereza Arcq
Curadora

  "FRIDA KAHLO CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS NO MÉXICO" fica até 10 de janeiro de 2016 no Instituto Tomie Ohtake/SP
Visita às terças a entrada é gratuíta. O ingresso pode ser adquirido antecipadamente na bilheteria.
fone : 11 22451900

2 comentários:

  1. Temos o hábito de supervalorizar a arte do primeiro mundo (com justiça) e subvalorizar o resto (injustamente). Essa artista, Frieda Kahlo, é famosa, conheço pelo nome, mas não tenho ideia de sua obra. Muito boa dica do blog. Divulga, além de Frieda, outras artistas nascidas ou não no México. Certamente retratam o México, o exterior e o interior humano. Vou ver.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, é muito bom poder olhar de perto obras como essas e ir além das expectativas.
    Valeu, Paulo.

    ResponderExcluir