( nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no *calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do ciclo do Natal, que dura doze dias.
Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus do Sol no solstício (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
*O calendário juliano foi implantado pelo líder romano Julio César, em 46 a.c como uma importante e substancial alteração no calendário romano. Foi modificado ainda mais em 8 d.C. pelo imperador Augusto, e os nomes dos meses sofreram ainda várias mudanças ao longo do Império Romano. O calendário juliano acabou sofrendo sua última modificação em 1582, pelo Papa Gregório XIII, dando origem ao calendário gregoriano que foi adotado progressivamente por diversos países, e hoje é utilizado pela maioria dos países ocidentais.
Fonte: Wikipédia
Fotos: Alexandre Maretti
Avenida Paulista
Presépio - Parque |Trianon |
Fila para posar junto ao Papai Noel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário