quinta-feira, 2 de julho de 2015

Seminário Menos é Mais

Menos é Mais, "O desenvolvimento do Planeta é responsabilidade de todos",
na campanha idealizada pela Rede Globo, para o consumo consciente e economia de compartilhamento, em seminário mediado pelo jornalista André Trigueiro, na tarde desta segunda feira, 29/06, por volta das 15:30 hs no Museu de Língua Portuguesa.

Menos é mais, consumir de maneira mais racional de forma a comprometer menos o futuro do planeta.
Esse é um grande desafio do projeto, com o objetivo de convencer uma sociedade viciada ao consumismo desenfreado e caótico, sob constantes estímulos ao consumo ( ter
é mais importante do que ser), além de ainda não ter uma melhor orientação por parte de governos, mídia, sobre o que fazer com o lixo produzido diariamente nas residências, indústrias e empresas
de todos os setores e segmentos. Como organizar a demanda de tanto lixo?  Apenas 3% de lixo de resíduos sólidos no país são reciclados.

O sociólogo e professor titular do Departamento de Economia da FEA/USP., Ricardo Abramovay, que também desenvolve projetos na área de desenvolvimento sustentável, alerta que precisa-se fazer publicidade de consumo sustentável com maior interesse. É preciso ocupar os horários nobres na televisão para publicidade de interesses sustentáveis. O sociólogo cita o modelo de países europeus, onde se mantem o consumo racional. O uso da internet, logados aos objetos móveis, como os celulares, por exemplo, é um dos mais promissores meios de se conseguir avanços significativos com respeito à política de consumo, para melhoria das condições sociais em todos os sentidos.

Segundo o professor, o governo federal se recusou a assinar o projeto de lei "desmatamento  zero", que é a redução de 0% do desmatamento em escala global até 2030. Na matéria de O Globo, de 24 de setembro, de 2014, Dilma Rousseff afirma porque não assinou o projeto.

Lisa Gunn, diretora de Programa do Greenpeace propõe a captação de energia solar, a forma mais econômica e sustentável de se obter energia através dos raios solares, contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa e proporcionando garantias e melhoria na economia no uso dessa fonte inesgotável de energia.

Rodrigo Bandeira, , Mestre em Administração Pública e Governo, especialista em Administração para o terceiro setor pela Universidade de Nova Iorque, fala sobre os caminho para  maior inteligência coletiva, atitudes individuais que podem fazer uma significativa diferença se propagada de maneira organizada, aproveitado-se a tecnologia, como a internet à disposição de todos.  Menos consumo, mais consciência.

André Trigueiro, jornalista da área de ecologia e sustentabilidade, editor chefe do programa Cidade e Soluções, da Globo News, diz que as redes sociais podem ser uma revolução, podem ser usadas para desenvolver projetos de forma representativa e atuantes. As pessoas devem assumir os problemas, encará-los e tomarem atitudes, que sejam para mudar seus hábitos, urgentemente, com o objetivo de mudar os rumos que estamos indo.
Resta saber se isso ainda é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário