domingo, 3 de maio de 2015

Abelardo da Hora - Exposição

"A exposição das obras do artista Abelardo da Hora, oferece aos visitantes a oportunidade de sentir a força que provem de uma obra de arte em toda a sua grandiosidade."
Renato Magalhães Gouveia
curador

"A partir da década de 40, Abelardo da Hora realiza gravuras com temática social onde se nota a influência de Cãndido Portinari. Já nos anos 50 afasta-se de qualquer influência anterior e começa a construir um estilo próprio e inconfundível. Nos anos 60 , no álbum de desenho, Meninos do recife, denuncia a miséria, por meio da representação de crianças esquálidas, reafirmando sua afinidade com o Realismo e Expressionismo,  A mesma temática social é revelada em suas escultura, realizadas em bronze, mármore e principalmente em concreto, material eleito por seu caráter duro e áspero, que acrescenta um grau de sofrimento às figuras"
Wikipédia

Vale a pena visitar a exposição do artista pernambucano na Caixa Cultural. Entre as obras estão gravuras, esculturas e pinturas.

A exposição é gratuita e vai até 10 de maio.





3 comentários:

  1. Nossa, belas obras. Não conhecia o artista.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito boa essa exposição e pouco divulgada. É muito pouco conhecido esse artista, que morreu em 2014, aos 90 anos. Suas obras são incrivelmente versáteis. Todos os segmentos de arte dele são fortes. A trajetória dele durante todos esses anos na sua arte é notável. Bacana, muito bom de se ver. Abraço, Rose.

    ResponderExcluir